Dieta Cetogênica – O que é? E quais seus benefícios
Embora a dieta cetogênica já exista há quase 100 anos, ela vem se destacando basante nos ultimos anos. Há uma razão pela qual a dieta cetogênica tem sido tão colocada em evidência e não é simplismente mais uma dessas dietas que surgem como a dieta da moda.
A dieta dieta cetogênica realmente funciona, e tem enormes benefícios para a saúde, além da perda de peso. Quando ativada a dieta cetogênica, você está alimentando seu corpo exatamente com o que ele precisa, enquanto elimina toxinas.
A dieta cetogênica se concentra em baixa quantida de carboidratos, que o corpo converte em energia para ajudar a acelerar a perda de peso.
Esta lista de verificação irá guiá-lo com dicas e técnicas simples para alcançar seus objetivos de ter um bom condicionamento físico de uma maneira totalmente saudável.
O que é Dieta Cetogênica?
É uma dieta com baixo ou zero carboidrato, mas se difere da outras dietas com pouco carboidrato (como a Paleo) na medida em que deliberadamente manipula as proporções de carboidratos, gorduras e proteínas para mudar a gordura na fonte primária de combustível do corpo.
Nossos corpos estão acostumados a usar carboidratos como combustível e as gorduras, que são uma fonte secundária de combustível, raramente são tocados. Isso significa que a gordura extra é armazenada e continua mantendo os quilos a mais que temos em nosso corpo.
As únicas maneiras de reduzir a gordura em uma dieta “normal” são consumir menos gordura e treinar muito para aumentar o gasto de energia sobre a ingestão diária de calorias, razão pela qual a maioria das pessoas não consegue perder peso na dieta convencional.
Nesse tipo de dieta, você não conta calorias. Você conta carboidratos para ajustar a ingestão de carboidratos versus gordura e proteína.
Uma dieta cetônica típica obterá 60% de suas calorias da gordura, 15 a 25% das calorias provenientes de proteínas e 25% das calorias a partir de carboidratos. A única limitação da dieta é o açúcar, que você precisa evitar.
A dieta ceto não é uma moda passageira. Muitos estudos científicos já comprovaram os benefícios e efeitos benéficos da cetose.
Recomendamos você discutir o dieta cetogênica com seu médico se você estiver interessado em consumir menos açúcar, perder peso ou como medidas preventivas contra problemas de saúde futuros.
Benefícios da Dieta Cetogênica
Embora essa dieta seja popularmente conhecida por uma “perda rápida de gordura”, na verdade é muito mais do que aparenta. A perda de peso e níveis mais altos de energia são apenas subprodutos da Dieta Cetogênica , uma espécie de bônus do que ela proporciona para seu organismo.
Está cientificamente comprovado que a dieta cetogênica tem muitos benefícios médicos adicionais. Aqui está uma lista de benefícios reais para reduzir seus carboidratos e comer gorduras que convertem em energia:
- Controle de Açúcar no Sangue
- Aumento de energia
- Acne
- Efeitos anti-idade
- Controle da fome
- Ajuda na Visão
Dieta Cetogênica e Eplepsia
O uso inicial da dieta cetogênica não teve nada a ver com perda de peso ou controle de diabetes, motivos esses que hoje essa dieta é tão conhecida.
Em vez disso, a dieta foi criada por um médico em 1924 para ajudar seu pacientes que sofriam de epilepsia.
A epilepsia é um distúrbio do sistema nervoso que pode causar convulsões a qualquer momento. Os sintomas podem ser espasmos e convulsões, ou uma visão psicológica incomum do mundo. É causada por atividade cerebral anormal.
A gravidade dos sintomas variam de pessoa para pessoa. Uma pessoa é diagnosticada com epilepsia somente se ele ou ela sofre de mais de duas convulsões em um dia inteiro.
Qualquer um pode sofrer com esse transtorno, mas parece afetar mais as crianças pequenas, talvez porque o cérebro jovem ainda está em estado de desenvolvimento.
Já em 1924, no entanto, o Dr. Russell Wilder do Mayo Clinic realizou uma pesquisa inovadora e criou a dieta cetogênica para ajudar crianças que sofriam de epilepsia.
Era notavelmente eficaz, mas os médicos perderam o interesse quando novos medicamentos para convulsões chegaram ao mercado. Era mais fácil para eles prescrever medicamentos do que discutir dieta.
No entanto, as pessoas que usaram a dieta cetogênica para tratar convulsões contiaram vendo um progresso muito considerável. Hoje, os médicos voltaram a usar a dieta pobre em carboidratos e rica em gordura para tratar seus pacientes. Os resultados têm sido extremamente promissores.